O Rotary Club Francisco Beltrão Urio Park, em conjunto com a AJAR, inaugurou nesta quinta-feira, dia 24 de abril, a nova sede da AJAR (Associação de Jovens e Adolescentes ao Resgate), localizada no Bairro Padre Ulrico, em Francisco Beltrão, na Rua Bem-Te-Vi, ao lado da Escola Municipal Nossa Senhora do Sagrado Coração.
A nova estrutura foi viabilizada por meio de parcerias com o Rotary Club Francisco Beltrão Úrio Park, o Conselho da Comunidade, a cooperativa Cresol, o Sistema S e a Igreja Pentecostal As 4 Fases do Evangelho, que cedeu o imóvel em regime de comodato por 15 anos.
A nova sede da AJAR, conta com sete salas totalmente equipadas, onde estão sendo oferecidos cursos profissionalizantes e atividades educacionais, como aulas de inglês, artes marciais, panificação, barbeiro, pizzaiolo, informática, ballet, auxiliar administrativo e gestão de imagem profissional. Todos os ambientes são climatizados e receberam mobiliário novo e pintura.
Fundada em 2014, a AJAR até então utilizava espaços cedidos por escolas e associações, mas enfrentava constantes mudanças por falta de uma sede própria. “Agora, com um espaço definitivo, poderemos ampliar e qualificar ainda mais nossas ações na comunidade”, afirmou o coordenador da associação, Wiliam Aman.
A história da AJAR tem origem em uma iniciativa pessoal de Wiliam, após a perda de dois amigos assassinados por envolvimento com o tráfico de drogas. “Entendi que não podemos culpar o poder público ou esperar pelos outros. Precisávamos agir para prevenir a violência.” Com o apoio de amigos, surgiu a entidade sem fins lucrativos, focada na formação cidadã e profissional de jovens e adolescentes. Inicialmente com apoio da Polícia Militar, do Sebrae, Rotary e demais parceiros aos poucos o projeto foi se fortalecendo.
Durante a inauguração, a presidente do Rotary Urio Park, Clarissa Risso Bittar, destacou o impacto social do projeto. Diretora da escola de idiomas Rockfeller, ela mantém parceria com a AJAR há três anos, oferecendo aulas gratuitas para crianças em situação de vulnerabilidade. Clarissa celebrou a entrega da nova sede ainda em sua gestão e anunciou que Willian Aman assumirá a presidência do Rotary no segundo semestre.
A solenidade contou com a presença de autoridades locais, como a vice-prefeita Lurdinha Bertani, que manifestou apoio institucional à iniciativa. A juíza Divangela Precoma Moreira Kuligowski classificou o projeto como o maior já apoiado financeiramente pelo Conselho da Comunidade, reforçando seu papel na prevenção à criminalidade. A promotora Maria Fernanda Salvadori destacou que os recursos destinados à sede da AJAR têm origem em penas pecuniárias, funcionando como uma forma de devolver à sociedade os valores pagos por quem infringiu a lei. “Projetos como este são uma chance de salvar crianças e adolescentes das drogas”, afirmou.
O presidente da Cresol, Alzimiro Thomé, também ressaltou o compromisso da cooperativa com o desenvolvimento comunitário. Ele anunciou ainda a disponibilização de linhas de microcrédito no local para apoiar iniciativas de moradores do bairro. “Surgimos da comunidade e precisamos trabalhar para a comunidade.” Com a nova sede, a AJAR amplia sua capacidade de atendimento, que pode chegar a até 400 pessoas. O projeto contempla desde crianças a partir dos 5 anos até adultos, sem limite máximo de idade.






